Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

CFC: Coaf: Declaração de Não Ocorrência de Operações já pode ser entregue

Atenção
Profissionais e organizações contábeis terão até o dia 31 de janeiro de 2021 para comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a não ocorrência, em 2020, de operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo. 

O artigo 1o. da Resolução CFC n.º 1.530/2017, dispõe que a Declaração de Não Ocorrência de Operações é obrigatória e deve ser entregue pelos profissionais e Organizações Contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, nas seguintes operações, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas:

✅de compra e venda de imóveis, estabelecimentos comerciais ou industriais, ou participações societárias de qualquer natureza; 

✅ de gestão de fundos, valores mobiliários ou outros ativos; 

✅ de abertura ou gestão de contas bancárias, de poupança, investimento ou de valores mobiliários; 

✅ de criação, exploração ou gestão de sociedades de qualquer natureza, fundações, fundos fiduciários ou estruturas análogas; 

✅ financeiras, societárias ou imobiliárias; e 

✅de alienação ou aquisição de direitos sobre contratos relacionados a atividades desportivas ou artísticas profissionais. 

O procedimento deve ser feito no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O acesso ao sistema acontece por meio de CPF e senha ou com Certificação Digital. Caso não tenha senha, o usuário deverá clicar em “Recuperar Senha”, preencher as informações solicitadas pelo sistema para a confirmação de identidade e, em seguida, uma senha provisória será encaminhada para o e-mail do profissional e/ou da organização contábil.

As ocorrências suspeitas de atividade ilícita devem ser comunicadas em até 24 horas após a tomada de conhecimento pelo profissional da contabilidade. Neste caso, a Coaf fica responsável por examinar e direcionar as autoridades competentes. 

Para mais informações, clique aqui e veja a Cartilha de Orientações.


editado por Tadeu Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.