Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

SEFAZ-MA: Orientações para realizar cessação de uso do ECF

A Secretaria de Fazenda (SEFAZ) do Estado do Maranhão alerta sobre a necessidade de solicitação de cessação do uso de ECF (Emissor de Cupom Fiscal) pelo contribuinte emissor da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e (modelo 65).

Com a instituição da obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) para emissão de documento fiscal pelo varejista, é imprescindível o processo de solicitação de cessação de uso de ECF..

O procedimento técnico de cessação de uso do ECF deve ser realizado por estabelecimento técnico habilitado pelo fabricante e credenciamento vigente emitido pelo fisco. A relação dos estabelecimentos pode ser obtida no portal da SEFAZ na Internet, no menu “OUTROS SERVIÇOS/ECF/estabelecimentos credenciados”.

Após o procedimento técnico da Cessação de Uso, o Atestado de Cessação de Uso (lavrado pelo credenciado) e o formulário formalizado de Pedido de Cessação são incorporados no canal de autoatendimento, SefazNet.

De posse do protocolo que será gerado após inclusão no SefazNet, o contribuinte comparece no protocolo geral da Sefaz do seu domicílio fiscal para formar processo fornecendo a mídia (CD-R, DVD ou pendrive) onde estão gravados todos os dados da MF (espelho-txt) e MFD que constam no ECF. A mídia é fornecida pelo estabelecimento interventor, cujos dados foram capturados das memórias do ECF no ato técnico da Cessação de Uso.

Deixar de cessar ou cessar e não informar o uso do ECF deixa o estabelecimento passivo à multa de R$ 2.000,00 por equipamento.

Caberá a fiscalização confrontar os dados da MF com os declarados (DIEF ou EFD) nos últimos 5 anos, observando detalhadamente os cancelamentos e possível inversão de carga tributária.

Fonte: SEFAZ-MA
https://sistemas1.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/noticia/noticia.jsf?codigo=4889

editado por Tadeu Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.