Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

IRPF: Receita aperta fiscalização sobre despesas médicas

POR MARTHA BECK

BRASÍLIA - A Receita Federal vai exigir mais informações dos profissionais liberais que fazem o acerto de contas por meio do carnê-leão. A partir de 2015, médicos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos e advogados terão que incluir no documento, todos os meses, o valor de seus rendimentos, o CPF de cada paciente ou cliente, e quanto cada um pagou.

Esses dados são uma forma de o Fisco aumentar o controle sobre as pessoas físicas e evitar omissão de rendimento por parte dos profissionais liberais.

— Queremos saber detalhadamente quais são os pacientes que compõem o rendimento total desses profissionais — afirmou o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Occaso.

APLICATIVO

A Receita também vai lançar este ano um aplicativo para tablets e smartphones com o objetivo de ajudar contribuintes e fontes pagadoras a calcularem os valores do Imposto de Renda (IR) sobre rendimentos recebidos acumuladamente. Essa situação ocorre quando a pessoa física recebe num único mês, por exemplo, rendimentos acumulados de vários meses ou anos anteriores.

Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Occaso, essa facilidade está sendo criada porque havia muita divergência entre os valores declarados pelas fontes pagadores e pelos contribuintes. Ele reconheceu que o cálculo do IR em caso de rendimentos recebidos acumuladamente é complexo e pode gerar confusão. O aplicativo estará disponível no início de março. Ainda não há uma data específica.

Fonte: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.