Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

O profissional contábil e sua responsabilidade na Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

Assunto que tem gerado grandes debates no universo contábil, a responsabilidade do profissional da contabilidade na Lei de Prevenção a Crimes de Lavagem de Dinheiro será tema de painel no primeiro dia da 3ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que será realizada em 10 e 11 de junho no Hotel Intercontinental, em São Paulo.


Para esse painel estão confirmadas as presenças de César Almeida, coordenador geral do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); Enory Luiz Spinelli, vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Guilherme Bottrel Pereira Tostes, vice-presidente Região Sudeste da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); e Marco Aurelio Fuchida, superintendente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. O painel terá a coordenação de Cláudio Gonçalo Longo, coordenador do Comitê de Normas de Auditoria (CNA) e membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon.

Em 2012, foi sancionada a Lei nº 12.683, que alterou a Lei nº 9.613/1998 (conhecida como Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro) e incluiu os profissionais e as organizações contábeis no rol de responsáveis, com dever de prestar informações ao Coaf. Essa alteração atendeu aos tratados internacionais de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, dos quais o Brasil é signatário, e já está presente na legislação de diversos países.

Desde a sanção da lei, representantes do CFC, da Fenacon e do Ibracon compuseram uma comissão para discutir e preparar uma regulamentação que atendesse à Lei e auxiliasse os profissionais. O trabalho da comissão resultou na minuta de resolução enviada ao Coaf para apreciação e sugestões do órgão.

Sobre a Conferência
A primeira edição da Conferência, realizada em 2011, surgiu da percepção da Diretoria do Ibracon de que era necessário criar um fórum para discussões sobre contabilidade e auditoria independente, sua adaptação à sociedade contemporânea e as perspectivas para o futuro. 

O primeiro encontro fez parte das comemorações dos 40 anos do Ibracon e comprovou que a ideia de realizar o evento havia sido acertada. Mais de 300 pessoas estiveram presentes. A Conferência teve a participação de palestrantes ligados às principais entidades internacionais de contabilidade, como o IASB (International Accounting Standards Board – Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade) e a IFAC (International Federation of Accountants – Federação Internacional dos Contadores).

A presença de representantes de entidades do exterior, aliás, assim como a própria realização da Conferência, já se tornaram um marco no calendário anual das atividades relacionadas à contabilidade e auditoria independente no Brasil. Na segunda edição da conferência, em 2012, o auditório do Hotel Intercontinental ficou lotado durante as palestras, debates e painéis.

Na edição de 2013, profissionais de todo o Brasil devem lotar novamente o auditório para acompanhar e participar das palestras sobre os principais assuntos da atualidade no mundo da contabilidade e auditoria independente.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Para mais informações, acesse: ww.ibracon.com.br/conferencia
Fonte: IBRACON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.