Um workshop para discutir as vantagens e dúvidas a respeito do eSocial, projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador sobre seus funcionários, reuniu, nesta terça-feira(25), empresas associadas e representantes da Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência e INSS, no Centro do Rio. Ainda em fase de testes, o projeto começa a ser implantado, oficialmente, a partir do mês que vem.
O objetivo do encontro foi tirar dúvidas dos empresários, que terão que se adaptar às novas formas de registrar as informações dos trabalhadores até novembro de 2014, prazo final para a mudança. Uma das propostas do eSocial é padronizar os registros e cruzar informações, eliminando a possibilidade de erros.
O evento foi organizado pela Federação de Câmaras do Comércio (FCCE) em parceria com a Associação Nacional dos Auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP).
Para Antônio Pádua, representante da Michelin, que já participa do programa, o projeto evidencia todo o trabalho da empresa:
— É como uma vitrine para o governo. Nossas obrigações trabalhistas ficam mais evidentes.
Um dos principais desafios do programa, de acordo com o coordenador na Secretaria da Receita Federal, Daniel Belmiro Fontes, é mudar a cultura das empresas:
— Teremos que integrar processos, já que o RH, financeiro entre outros setores terão que ter uma boa comunicação em função do cadastro unificado. Até o próprio Governo investirá em mudanças em seus órgãos envolvidos, entre as alterações, investimentos nas integrações de sistemas, racionalizar o processo de informações por eles gerido, além de melhorar a comunicação entre seus públicos — afirma Belmiro.
Veja as Apresentações:

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar em nosso blog.