Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

SEFAZ-MT: Contadores tiram dúvidas sobre NFC-e

Aproximadamente 400 contadores participaram da palestra sobre Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ministrada por representantes da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT). O evento aconteceu na última sexta-feira (08.08), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCMT), em Cuiabá. 

A NFC-e é um documento fiscal eletrônico, transmitido pelo estabelecimento comercial para a Sefaz-MT pela internet no ato da compra. Como a nota é autorizada de forma online, o consumidor conta com mais segurança e comodidade, podendo receber o documento no e-mail sem necessidade de impressão.

Segundo o superintendente de Informações do ICMS na Sefaz-MT, Vinícius Simioni, é muito importante esclarecer o assunto aos contadores, o que facilita a utilização do sistema. ¿Os contadores prestam orientação e assistência direta aos contribuintes, que passam a cumprir corretamente a legislação¿, completou. 

Ele destacou que com a NFC-e há maior nível de cumprimento da legislação. ¿Isso reduz a evasão fiscal e a inadimplência, bem como viabiliza a participação do consumidor¿, ressaltou Vinícius, ao destacar a redução de custos operacionais e de tempo, a transparência, e a segurança como as principais vantagens da NFC-e. 

O tema também foi abordado pela gerente de Nota Fiscal de Saída da Sefaz, Deusângela Marciano Ribeiro, e o fiscal de tributos Luiz Claudio Bueno Proença. 

PARCERIA

A presidente do CRCMT, Silvia Cavalcante, enfatizou que a parceria entre o Conselho, o Sindicato dos Profissionais de Contabilidade de Mato Grosso (Sincon/MT) e a Sefaz é fundamental para a qualificação dos usuários do sistema, implantado em 2013. ¿Embora enfrentem dificuldades de adaptação, os profissionais sentirão a diferença e a facilidade de trabalhar com a NFC-e¿, disse. 

Para Silvia, a presença de tantos profissionais representa que os escritórios estarão aptos a utilizar o sistema da maneira correta, multiplicando a informação para os empresários que ainda têm dúvidas. ¿O caminho é para falar uma linguagem só, universalizada. No futuro quero crer que teremos também a unificação para o fisco Municipal, Estadual e Federal¿, concluiu a presidente.

Fonte: SEFAZ-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.