Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

eSocial: pense nisso o quanto antes !

Com a aprovação do Manual de Orientação do eSocial (MOS), publicado no DOU em 24.02.2015, as empresas já devem se organizar efetuando um mapeamento das informações que serão transmitidas ao fisco.

Estima-se que as grandes empresas (faturamento superior a R$ 78 milhões) iniciem o processo em julho de 2016. Em setembro de 2015 está previsto a liberação do ambiente de pré-produção (homologação/testes). 

Um ponto de atenção em relação ao projeto eSocial está justamente na quebra de paradigmas, ou seja, na mudança de cultura e de processos dentro das empresas devido à centralização das informações, uma vez que o eSocial atenderá as exigências de órgãos tais como, por exemplo, a Previdência Social e a Receita Federal. 

É justamente em razão dessa integração de dados que se deve elaborar um plano de ações com planejamentos internos visando à proximidade das áreas envolvidas, para que cada uma, com sua expertise, contribua para o bom andamento do projeto dentro das empresas. 

O eSocial, apesar de inúmeras prorrogações de prazos, é um projeto real, já se aproxima e, com certeza, fará parte da vida das empresas, assim como os outros projetos do SPED (EFD-ICMS/IPI, EFD-Contribuições, ECD-Escrituração Contábil Digital e a mais recente a ECF-Escrituração Contábil Fiscal). 

Não basta esperar que apenas o seu software seja capaz de gerar informações (dados); estas devem ser trabalhadas pelas áreas visando ao que é mais importante dentro do projeto eSocial, ou seja: a qualidade das informações que serão transmitidas. Por isso, as empresas devem já de imediato estabelecer uma estratégia para iniciar seu processo de preparação/validação das informações antes mesmos de pensar no que o seu software irá fazer, efetuando uma rigorosa análise de sua real situação, devido ao alto grau de exigência, complexidade e dificuldade que envolve o eSocial, o que exigirá um esforço muito grande por parte das empresas, sendo o setor de RH a área que sofrerá o maior impacto e concentrará o maior esforço.

Interpretação: Tadeu Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.