Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

eSocial: Grupo de Trabalho Confederativo discute implementação do eSocial.

Por Elton Pacheco | RP1 Comunicação
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sediou, nesta segunda-feira (17), em Brasília, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC), criado com o objetivo de apresentar sugestões para implementar, juntamente com governo e sociedade, o eSocial. A plataforma faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo unificar, em um único sistema, o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais.


IMG_1285
Foto Portal CFC

O CFC é representado no Grupo pelo contador Cassius Coelho. Segundo ele, uma outra versão da plataforma, que ainda não é a definitiva, foi apresentada durante a reunião. “Nossa expectativa é que este leiaute seja publicado ainda este ano, mas o cronograma não foi definido. O que podemos dizer é que estamos mais próximos de chegar a um leiaute que atenda a todas expectativas”, disse. Na reunião também foi apresentada uma versão do manual, que vai auxiliar na implementação do eSocial.

Ele lembra que a implementação será com cautela e que não vai abranger todas as empresas de uma vez. “Quando finalizado, o eSocial será dividido e explicado de forma que todos os empresários possam se adequar”. Cassius também considera os profissionais da Contabilidade os grandes agentes da implantação direta do eSocial.

“O CFC participa de fóruns e discussões, junto aos órgãos de fiscalização, para entender os prazos e obrigações. É uma preocupação a velocidade como as mudanças têm acontecido, já que existe a necessidade de um investimento alto por parte das empresas. Por isso o trabalho de capacitação é tão importante. Precisamos entender o sistema, as novas alterações e evitar que as companhias sejam multadas”.

Além do contador Cassius Coelho, que representa o CFC, participaram da reunião o coordenador do eSocial no Ministério do Trabalho e Emprego, José Maia; Daniel Belmiro, representante da Receita Federal do Brasil; Viviane Andrade, da Caixa Econômica Federal (CEF) e Harold Fontes, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); além de representantes da Fenacon e outras entidades.

Fonte: Portal CFC
http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=18378

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.