Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

Número de empresas aumenta 78% em Fortaleza

A formalização de microempreendedores individuais (MEIs) e a criação de novos negócios resultou em um aumento expressivo do número de empresas no País nos últimos anos. Em Fortaleza, o número de empreendimentos saltou 78%, passando de 65.734, em 2007, para 117.002, em 2014. As informações são da empresa Neoway, a partir de dados da Receita Federal e de banco de dados próprio.

O levantamento aponta o crescimento de segmentos ligados ao turismo desde 2007 - ano em que o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, destacando o avanço na quantidade de hotéis, lanchonetes, bares, restaurantes, agências de viagem e empresas locação de veículos nas 12 cidades-sede do evento.

Avanço

Nas 12 cidades, foram criadas 2,11 milhões de empresas entre 2007 e 2014. O número representa avanço de 76% em relação ao ritmo registrado entre 2000 e 2007, quando foi criado 1,2 milhão de novos negócios.

Segundo o gerente de marketing da Neoway, Ralph Weigand, o avanço expressivo do número de empreendimentos no País se deve, em grande parte, à formalização de profissionais que atuavam na informalidade, após a criação do MEI. De todo modo, destaca a burocracia e o custo para se criar uma empresa ainda são entraves para os empreendedores brasileiros.

Weigand ressalta que o levantamento também não leva em conta o fechamento de empresas no período. Dessa forma, explica, se uma empresa foi aberta em 2008 e fechada no ano seguinte, por exemplo, ainda assim foi contabilizada para o estudo. "Além disso, como ainda é muito complexo fechar uma empresa no Brasil, muitos negócios que já faliram ou deixaram de existir continuam com o CNPJ ativos", fala.

Agências têm maior alta

Entre os segmentos pesquisados, o que registrou maior avanço nos últimos sete anos, em todo o País, foram as agências de viagem, que apresentaram crescimento de 36,83% no número de empreendimentos. Em segundo lugar, ficou a locação de veículos (26,02%), seguida pelos restaurantes (23,94%).

Já em Fortaleza, as lanchonetes registraram o maior número de novos estabelecimentos entre os segmentos registrados. Ao todo, 2.929 mil lanchonetes foram abertas desde 2007, conforme o levantamento. No mesmo período, foram abertos 2.210 novos restaurantes, enquanto o número de bares aumentou em 1.320 estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.