Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

Produção industrial cresce 1,8% em abril de 2013

A Produção Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) cresceu 1,8% em abril de 2013 frente ao resultado do mês anterior, já consideradas as influências sazonais, segundo os dados divulgados hoje (04/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice para o fechamento do primeiro quadrimestre de 2013 apresentou alta de 1,6% ante o mesmo período do ano anterior, enquanto o acumulado de 12 meses mostrou recuo de 1,1% em abril.

A expansão da atividade industrial do país evidenciou um perfil generalizado, tendo em vista que atingiu todas as categorias de uso e a maior parte (17) dos 27 ramos de atividade pesquisados, na comparação com março. Dentre as atividades, as principais influências positivas vieram de veículos automotores (8,2%), máquinas e equipamentos (7,9%) e alimentos (4,8%), enquanto as principais influências negativas partiram de bebidas (-5,9%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-6,5%).

Dentre as categorias de uso, o destaque foi bens de capital, que expandiu em 3,2% em abril na comparação com o mês imediatamente anterior, sendo este o quarto resultado positivo consecutivo, acumulando 15,5% de crescimento no ano de 2013. Os segmentos de bens de consumo duráveis (1,1%), bens de consumo semi e não duráveis (0,9%) e bens intermediários (0,4%) também apresentaram crescimento em abril.

Na comparação interanual, a PIM-PF teve crescimento de 8,4% em abril, também com resultados positivos disseminados, tendo em vista que todas as categorias de uso, 23 das 27 atividades pesquisadas, 58 dos 76 subsetores analisados e 63,4% dos produtos registraram expansão em sua produção. O ramo de veículos automotores apresentou a maior influência positiva no índice, com crescimento de 23,9% na comparação interanual. No que tange às categorias de uso, bens de capital (24,4%) e bens de consumo duráveis (14,9%) tiveram aumentos bastante expressivos. Vale destacar que abril de 2013 teve dois dias úteis a mais do que o mesmo mês de 2012.

O resultado da PIM-PF de abril corrobora o prognóstico de recuperação da atividade industrial do país, com destaque voltado para o expressivo crescimento da categoria de bens de capital, o que sustenta a retomada dos investimentos em 2013.

Fonte: FIESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.