Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

SEFAZ-MT: Arquivo do EDI Fiscal prevê a inserção da chave de acesso do MDF-e

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) informa aos contribuintes conveniados ao Sistema Eletrônico de Controle de Notas Fiscais (EDI Fiscal), que a chave de acesso do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) já pode ser declarada no próprio arquivo do EDI. 

O MDF-e tem a finalidade de substituir o atual manifesto de carga emitido fisicamente pelos transportadores, agilizando assim o registro em lote de documentos fiscais, bem como, possibilitando a identificação da unidade de carga utilizada e demais características do transporte. 

Segundo o gestor do EDI Fiscal na Sefaz, Erivaldo Gomes de Carvalho Junior, o preenchimento do MDF-e ainda é facultativo pela transportadora conveniada. "Neste primeiro momento os transportadores conveniados não sentirão nenhuma vantagem adicional, mas é o primeiro passo para a padronização de um documento nacional que se preste a fazer às vezes do EDI Fiscal mato-grossense", observou. 

Ele destacou que o documento reduz, padroniza e simplifica as obrigações acessórias em um único documento. "Assim como o Sistema EDI se adaptou à Nota Fiscal Eletrônica e ao Conhecimento de Transporte Eletrônico, agora chegou a vez do MDF-e. O arquivo EDI, que desde o início foi um agrupador de manifestos, agora tem um campo específico para o MDF-e, independente de quantos MDF componham a carga", completou Erivaldo Junior. 

O gerente de Controle Aduaneiro da Sefaz, Wilson Alves, destacou que o MDF-e é mais um avanço aos transportadores. "Esperamos que num futuro próximo a fluência de cargas dos transportadores parceiros chegue ao ponto em que eles não necessitem mais parar nas divisas do estado, sempre preservando o controle e a vigilância estatal", sintetizou.

O novo leiaute de arquivo, em produção desde 25 de novembro deste ano está disponível para download no hotsite do EDI Fiscal neste portal. Clique aqui.

O EDI Fiscal é um sistema de transmissão eletrônica de dados feita pela empresa transportadora antes da entrada da mercadoria em território mato-grossense, com o propósito de assegurar eficiência e celeridade à verificação de documentos fiscais e conferência física das mercadorias transportadas.

Dúvidas: (65) 3617-2635 na Gerência de Controle Aduaneiro da Sefaz-MT.

Fonte: SEFAZ-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.