Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

Expectativa de inflação e de desemprego leva confiança do consumidor a cair em dezembro, informa CNI

A expectativa ao comportamento da inflação e do desemprego nos próximos seis meses fez cair a confiança do consumidor em dezembro, revela o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado nesta quarta-feira (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O INEC recuou 0,5% sobre novembro, atingindo 111,2 pontos e interrompendo a trajetória de recuperação verificada nos últimos dois meses. A queda foi de 3,5% na comparação com dezembro de 2012.

Os índices de percepção da inflação e do desemprego em dezembro - dois dos seis componentes do INEC - caíram 2,4% e 3%, respectivamente, em comparação ao mês anterior, e 2,1% e significativos 6,1% sobre dezembro de 2012. Os componentes do INEC registram variações negativas quando aumenta o percentual de assinalações pessimistas.



Caíram também a percepção da situação financeira, com menos 1% sobre novembro e expressivos 5% abaixo de dezembro do ano passado, e a perspectiva de compras de maior valor, que declinou 0,6% na comparação com novembro e 1% sobre dezembro de 2012. Só dois componentes do INEC registraram elevação: o de endividamento, com 2% mais em relação ao mês anterior, demonstrando melhor percepção de evolução das dívidas dos entrevistados, e a expectativa de renda pessoal, com 0,6% acima de novembro.

Os dados do INEC foram coletados pelo Ibope Inteligência junto a 2.002 pessoas entre 5 e 9 de dezembro.

Download de arquivos: INEC de Dezembro (PDF 274 KB)

Fonte: CNI - Portal da Indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.