Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

eSocial: Seminário na Fiep apresenta eSocial para 3 mil pessoas em todo o estado.


Cerca de 3 mil pessoas acompanharam nesta quinta-feira (14) o seminário sobre e-Social, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná e outras 14 entidades.
O seminário foi realizado no auditório Mario de Mari, no Campus da Indústria e transmitido por vídeoconferência para outras 26 cidades do Paraná – Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Campo Largo, Campo Mourão, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Negro, Rio Branco do Sul, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

O vice-presidente da Fiep, Carlos Walter, destacou a união de entidades para facilitar o processo de implantação do novo programa do governo federal, que vai integrar os sistemas informatizados das empresas para o cumprimento das diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. “É com a participação atuante dos sindicatos e com o associativismo que conseguiremos dar agilidade aos processos de adaptação na indústria”, destacou. 

O coordenador do Sistema de Fiscalização da Receita Federal, Daniel Belmiro Fontes, detalhou cada etapa para a implantação do e-social e, junto ao auditor Marcos Salustiano e à coordenadora geral de Administração de Informações de Segurados Laura Schwerz, esclareceu dúvidas e respondeu questionamentos de participantes das videoconferências de todo o estado.

Segundo Belmiro, o principal problema do novo sistema será a criação de processos e cultura organizacional. “A pesquisa que realizamos revelou que, para a maioria dos entrevistados, o grande desafio será criar processos internos, com boa governança, e desenvolver uma cultura de trabalho integrado. Conseguir reunir dados de diversas origens num mesmo local será o maior problema no processo de adoção do e-social”, explicou.

A implantação do e-Social será escalonada, de acordo com o perfil de cada empregador. Entre os primeiros a se adaptar estão as empresas de grande porte, que devem iniciar seu cadastramento no novo sistema em janeiro de 2014. Os empregadores domésticos, os trabalhadores rurais e as empresas que se encaixam no Simples deverão se adequar ao e-Social no segundo semestre de 2014.

O lançamento das informações no sistema será feito por etapas – começando pelo cadastramento de cada funcionário. A segunda fase prevê o registro das informações relacionadas à inclusão de eventos trabalhistas – como férias, afastamento, mudança de salário. Os últimos dados a serem lançados devem ser referentes à folha de pagamento.

Além de possibilitar que o empregador atenda a diversos órgãos do governo através de apenas uma fonte de informações, o e-Social deve corrigir distorções que ocorrem atualmente.

Segundo a advogada Priscila Jaronski, – executiva do Sindimineraispr, Sindimadeira e Sindimetal-PG – as empresas devem estar muito atentas a esse novo modelo, que irá facilitar a transmissão dos dados, mas requer conhecimento para sua implantação. “Essa será uma nova realidade à qual o setor contábil de cada empresa deve estar preparado e o sindicato estará à disposição de todos os associados nesse processo”, comenta.

Para evitar erros e distorções quando a plataforma estiver implantada, Belmiro fez um apelo aos participantes do seminário. “Não deixem para testar o e-social depois que seu uso for obrigatório. Estamos divulgando as informações, realizando os eventos de capacitação, melhorando o portal para que esta transição de operação seja a mais tranquila quanto for possível. Cabe a vocês também nos trazer o que pode ser melhorado”, finalizou o auditor.

Fontes:

Algumas perguntas com as respectivas respostas estão disponíveis em http://pt.slideshare.net/GRUPOGCI/perguntas-e-respostas-esocial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.