Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

Standart & Poor’s mantém nota positiva de classificação de Minas Gerais

A Agência de classificação de riscos Standard & Poor’s reafirmou nesta quinta-feira (01/08) a nota atribuída ao Governo de Minas em 2012, rating BBB- na escala global e AAA na escala nacional, com perspectiva estável, mantendo a classificação do Estado no grau de investimento ( investiment grade). Entre os pontos positivos de sua análise, a Standard & Poor’s destacou que a qualidade de crédito do Estado de Minas Gerais reflete o seu bom desempenho orçamentário nos últimos cinco anos, além da alta proporção de fontes de receitas próprias e o sólido gerenciamento financeiro”.

“A confirmação da boa classificação de Minas na avaliação da agência atesta o acerto da gestão do Estado”, afirma o governador Antonio Anastasia.

Segundo o informe da agência, Minas Gerais continua sendo um dos principais motores da economia brasileira. O PIB do Estado é estimado em 9,3% do PIB Brasil e a economia do Estado cresceu 2,3% em 2012, ante a taxa de crescimento nacional de 0,9%. Para a Standard & Poor’s, desde 2003, Minas Gerais tem sido o Estado que mais fortemente contribui para o crescimento do PIB Nacional.

“A classificação da Standard & Poor’s contribuirá para que Minas continue com acesso fácil ao crédito internacional. Esta comprovação de uma respeitada instituição internacional do equilíbrio das nossas contas públicas contribuirá também para a atração de novos investidores para o nosso Estado”, avalia Antonio Anastasia.

A manutenção do Estado de Minas Gerais na mesma classificação, em um momento de crise global, demonstra o resultado positivo da adoção de uma política fiscal controlada, atuante com vistas a mitigar vulnerabilidades identificadas no âmbito de suas finanças e assegurar o bom funcionamento de suas atividades. A entidade destaca ainda que a implementação de um processo de acompanhamento das mudanças econômicas com a aplicação de medidas prudenciais e preventivas, levando em consideração suas implicações nas contas públicas, fez com que a administração estadual fosse capaz de enfrentar o momento de incertezas e com isso assegurar a execução da programação orçamentária prevista.

A Standard& Poor’s analisa ainda que a perspectiva estável dos ratings atribuídos a Minas Gerais reflete a capacidade do Estado de gerar indicadores fiscais satisfatórios nos próximos dois anos, diante de investimentos crescentes e de níveis de dívida ligeiramente mais elevado, e que os resultados mostram que diferentes frentes de ação foram empreendidas, não apenas em termos econômico-financeiros, mas também na gestão administrativa e gerencial, imprimindo uma dinâmica que refletisse na obtenção de receitas extras e no controle dos gastos.

Essas ações foram suficientes para surtir efeitos relevantes sobre os principais indicadores fiscais que foram alcançados pelo Estado com segurança.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.