A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) faz um alerta aos contribuintes para que não abram nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do Fisco Estadual. A Sefaz não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
Ultimamente, a secretaria tem recebido informações que mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na Internet.
Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes.
Estas mensagens, cada dia mais criativas e sempre invocando “urgência”, iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, sobre a existência de débitos não quitados, de autos de infração lavrados etc. Em seguida, incitam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que, assim, acabam por repassar a estes fraudadores dados pessoais e fiscais.
Como forma de precaução, a Sefaz orienta como proceder caso receba estas mensagens:
1. Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis (.exe) que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2. Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Sefaz, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Secretaria de Fazenda de Sergipe; e
3. Excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar os Ceacs da Sefaz, acessar a página na Internet (www.sefaz.se.gov.br) ou entrar em contato com a Ouvidoria Fazendária, através do número 3216-7277 ou ainda o Plantão Fiscal, 3216-7318.
Fonte: SEFAZ-SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar em nosso blog.