Anunciantes

Acompanhe as novidades sobre:

Brasil ocupa o 15º lugar em desenvolvimento

Apesar de apresentar a sétima maior economia mundial, o Brasil ocupa a 15º posição no ranking de desenvolvimento dos países que fazem parte do G-20, grupo que congrega as maiores potências do mundo, segundo a pesquisa divulgada pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

O indicador leva em conta nove quesitos que apontam o desenvolvimento da economia e da população dos países, como saúde, educação e renda. A classificação é feita partir de dados fornecidos pelos próprios governos dos países à Organização das Nações Unidas (ONU).

Renda e pobreza

Na categoria renda, a pesquisa aponta que o Brasil não apresenta um posicionamento equivalente aos indicadores que compõem a avaliação de renda na ONU, como 7ª economia mundial, mantendo-se estacionado na 15ª posição desde a primeira edição do ranking, que tem a renda per capita como importante avaliador. No contexto das nações, o país figura na 75ª posição com relação à renda per capita.

Já no quesito pobreza, o País ocupa a 14º posição. A situação do Brasil com relação à pobreza indica que houve uma piora na posição em relação ao ano anterior, quando ocupava a 13ª. Aproximadamente 8,5% da população brasileira, algo como 17 milhões de habitantes, vivem na miséria e, destes, 10 milhões vivem com US$ 1,25 por dia.

Saúde e educação

Atualmente, na categoria saúde, o Brasil ocupa o 13º lugar, mantendo a posição que foi estabelecida no ano passado pelo indicador. Entretanto, o desempenho brasileiro é afetado pelo nível baixo de gastos públicos com saúde, equivalente a apenas 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Em países mais desenvolvidos na área, como os EUA, os gastos chegam a 9,5% do PIB.

Já com relação ao conjunto de indicadores da educação, o Brasil se localizou na 14ª posição considerando os países do G-20. Nesta edição, o País se destaca por aplicar 5,7% em educação, enquanto que no ano passado era de 5,1 %. Contudo, o indicador demonstra que o investimento efetivo por cidadão no Brasil, em dólar e per capita, é 1/3 do que é investido em educação nos países desenvolvidos.

O estudo também aponta que, enquanto no Brasil as crianças ficam 14,2 anos na escola, em média, nos países desenvolvidos esse mesmo período é de 16,5 anos. No Brasil, em média, os adultos passaram 7,2 anos na escola, enquanto que nos países desenvolvidos a média está próxima dos 12 anos.

No ranking da desigualdade, o Brasil se situa no 17º lugar com relação ao G-20, mantendo a mesma posição do ano anterior. Já no contexto das nações, a ocupação brasileira se figura na 117ª posição neste coeficiente. 

Fonte: Diário do Nordeste, via CRC-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso blog.